Combate à insônia: técnicas para voltar a dormir

Você sabia que a insônia não se trata apenas do ato de ficar dias sem dormir? O empresário Weber Micael da Silva esclarece que esse é o estágio crônico do distúrbio do ciclo do sono, e deve-se evitar chegar a esse ponto. Além dessa fase, a insônia também é considerada como o ato de não dormir uma noite inteira ou dormir pouco, de duas a três horas, tendo picos que fazem despertar a noite inteira.

A insônia é um distúrbio que afeta diretamente no humor, na produtividade e no raciocínio do ser humano, como também trava as funções primordiais realizadas pelo organismo que somente ocorrem durante os períodos de sono, o que pode agravar ou ocasionar riscos de doenças.  Assim, se você é ou conhece um indivíduo com insônia, Weber Micael da Silva reuniu dicas primordiais para auxiliar no término desse problema, confira!

Desligue as luzes

No organismo humano, o hormônio melatonina é responsável pela sensação de sono, porém, a luz dos aparelhos eletrônicos atrapalha a sua produção. Dessa maneira, Weber Micael da Silva recomenda que, pelo menos, duas horas antes de dormir, o indivíduo busque desligar os aparelhos eletrônicos e as luzes, deixando apenas uma luminária ou abajur aceso para iluminar. Isso é essencial para o corpo entender que a escuridão é sinônimo da hora de dormir. 

Não tente dormir 

Evite deitar e se forçar a dormir se não sentir que o sono está mesmo chegando. Para muitas pessoas, o ato de tentar dormir e falhar é estressante e deixa a pessoa ansiosa por não conseguir pegar no sono. Assim, Weber Micael da Silva recomenda que a pessoa busque ocupar a mente com as atividades relaxantes até ter certeza que está com sono, pois, desta maneira, evitará a irritação e conseguirá se manter relaxado para descansar. 

Busque por atividades relaxantes durante a noite

Para os que têm dificuldade de dormir, é essencial buscar atividades relaxantes no período noturno, evitando picos de agitação e estresse. Por isso, o ideal é escolher uma atividade como leitura, ouvir músicas calmas, tomar um banho morno ou quente, tomar chá e, principalmente, evitar atividades que mantenham seu cérebro mais alerta do que relaxado. Weber Micael da Silva reforça que, com essas atividades, o corpo entenderá que o dia está acabando.

Evite o café

O costume de beber café durante todo o dia também pode afetar o período de sono. O empresário Weber Micael da Silva esclarece que o ideal é evitar ingerir café horas antes do sono, pois a cafeína é uma substância que demora para sair do corpo e, assim, pode prejudicar a boa noite de sono. 

Faça atividades físicas

As atividades físicas, além de serem essenciais para a saúde, irão induzir o corpo ao cansaço pela prática. Assim, Weber Micael da Silva indica que o indivíduo procure esportes ou atividade de seu agrado, pois, com a prática, o corpo irá relaxar visto a diminuição da ansiedade e do estresse, o que auxilia na indução do sono. 

Procure uma terapia complementar

A terapia complementar é uma ótima auxiliar no combate à insônia, pois procura solucionar os sintomas de um problema e – em paralelo – a terapia principal, como frequentar o psicólogo, descobre as causas e trabalha em cima delas como em casos de estresse, ansiedade, ataques de pânico e depressão. Desse modo, Weber Micael da Silva recomenda a acupuntura, massagem, aromaterapia e a meditação como formas alternativas de complementar o tratamento da insônia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui