Principais Instituições do Mercado Financeiro

Valdir Piran
Valdir Piran

O Mercado Financeiro é uma estrutura complexa que possui diversas operações de compra e venda e instituições financeiras atuando ativamente em seu fluxo. O investidor imobiliário, Valdir Piran, esclarece que essas instituições são fundamentais para negociações e intermédio entre investidores e tomadores. 

Dentre bancos, corretoras, órgãos do governo, muitas são as que participam da área, por isso, o empresário Valdir Piran listou as principais Instituições do Mercado Financeiro. Confira:

A primeira Instituição mencionada pelo investidor imobiliário foi o Conselho Monetário Nacional (CMN). Valdir Piran esclarece que se trata de um órgão superior que atua precisamente no funcionamento do sistema financeiro, sendo responsável por elaborar a política de moeda e de crédito. 

O Banco Central do Brasil, por sua vez, tem por função cumprir com as diretrizes e normas estabelecidas pelo CMN. O empresário Valdir Piran ressalta também que ele é o responsável pelo recebimento dos depósitos compulsórios dos bancos, por garantir a quantidade necessária de moedas na economia, bem como emitir papel moeda, manter funcionamento adequado das reservas internacionais e autorizar a conduta das demais instituições financeiras.

A Bolsa de Valores é também uma Instituição presente no Mercado Financeiro. O investidor imobiliário comenta que ela tem função de intermediário das negociações de empresas de capital aberto, bem como de ações de diversas companhias, entre outros ativos financeiros do sistema. Valdir Piran reforça que, atualmente, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) é a única Bolsa de Valores ativa no país. 

Por fim, o Presidente do Grupo Piran explica que existe também a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que é um órgão fiscalizador, mas que também exerce papel de fomentar a aplicação de valores mobiliários como ações e debêntures. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui