Tudo o que você precisa saber sobre capitalização

Valdir Piran
Valdir Piran

Diferente do que muitos pensam, a capitalização, apesar de oferecer diversos prêmios, não faz com que seu dinheiro renda. Pelo contrário, Valdir Piran, presidente do Grupo Piran, explica que o dinheiro, na verdade, perde valor com a compra de títulos deste plano.

É por isso que, mais do que nunca, é necessário entender tudo sobre esta modalidade de guardar dinheiro, afinal, há quem acredite, de acordo com Valdir Piran, que fazer capitalização é uma forma vantajosa de guardar dinheiro. O que não é verdade, principalmente porque ela funciona de modo bem parecido com a poupança, e isso já sabemos que não traz tantos benefícios, não é mesmo? Desse modo, se você quer saber tudo sobre capitalização, não deixe de ler este artigo até o final.

Como funciona, afinal, a capitalização?

O acionista Valdir Piran explica que a capitalização funciona de modo bem simples: basta comprar um título, de preferência no banco no qual você é cliente, e concorrer a diversos prêmios pela Loteria Federal através do número que você receber. Ao final de 60 meses (prazo estipulado na maioria dos bancos), você receberá parte do valor que você guardou corrigido, mas se resgatar seu dinheiro antes, pode perder parte dele. É notória a desvantagem e a questão de sorte que esta modalidade implica, não é mesmo?

A capitalização é um tipo de investimento?

Valdir Piran comenta que, como dito, a capitalização não é uma forma de investimento, pois parte do seu dinheiro é usado para pagar despesas administrativas e os sorteios, isso quando houver, é claro. Desse modo, ao final dos 60 meses, se a cota da capitalização for de 70% do valor guardado, por exemplo, você resgatará um valor muito parecido com o da poupança.

Mas então, é vantajoso comprar um título de capitalização?

Dessa forma, por fim, o investidor Valdir Piran explica que, a menos que você goste de apostas, especialmente as de loteria, e tenha muita sorte, então sim, a capitalização é vantajosa. Mas, se você quer que seu dinheiro renda, o ideal é fazer aplicações em títulos de investimentos, nas modalidades que mais tiver a ver com seu perfil, como em títulos de renda fixa ou variável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui