Começando 2022 com um bom controle financeiro da sua empresa

Não é nenhum segredo que a gestão financeira é uma das partes mais importantes de toda a empresa, principalmente as que estão ingressando agora no mercado. O empresário Marco Antonio Carbonari é experiente no ramo de gestão de empresas e selecionou algumas dicas que podem te ajudar a começar o ano com o pé direito em relação às finanças. Vem conferir:

Registro de gastos

Para possuir uma visão mais ampla das finanças da empresa é preciso ter o controle de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa. Separe um tempo na sua semana para fazer esse levantamento, assim será possível saber exatamente onde economizar e onde investir. Conte com ferramentas de planejamento para auxiliar nesse controle e se possível, contrate um profissional de finanças.

Defina os orçamentos

Possuir um planejamento é outra etapa imprescindível para garantir o sucesso do seu negócio, aponta Marco Antonio Carbonari. Faça um levantamento sobre todas as áreas da empresa e defina uma quantia para ser investida em cada uma delas. O planejamento é importante também para saber lidar com possíveis imprevistos e ajustar os gastos de acordo com a quantia disponível.

Reserva de emergência

A reserva de emergência é essencial para qualquer pessoa, mas quando trata-se de empresas, a falta de uma boa reserva de emergência pode ser motivo de falência. A situação financeira das empresas que estão começando nem sempre é das melhores, mas assim que o seu negócio estiver estável no mercado, comece imediatamente a juntar uma porcentagem destinada às emergências.

Prepare-se para crises

Muitos empreendedores cometem o erro de não dar a devida importância para a gestão de riscos, mas a pandemia mundial nos mostrou a importância de deixar nossas empresas preparadas para lidar com possíveis crises, explica Marco Antonio Carbonari. Faça previsões periodicamente de como seu negócio suportaria financeiramente outra possível crise econômica.

Invista em recursos de organização

Algumas ferramentas simples já podem fazer toda a diferença na gestão financeira da sua empresa. O jeito mais comum de cuidar da gestão financeira é através de planilhas de controle de gastos e fluxo de caixa. Esperamos que essas dicas de Marco Antonio Carbonari possam ser úteis para cuidar da saúde financeira do seu negócio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui