Entenda o que é a síndrome que causou paralisia no rosto de Justin Bieber

O astro pop Justin Bieber anunciou que seu rosto está parcialmente paralisado por uma condição viral chamada síndrome de Ramsay Hunt, causada pelo mesmo vírus, varicela-zoster, que causa catapora e herpes zoster.

Ele disse aos fãs em um vídeo publicado no YouTube, na sexta-feira (10), que o vírus atacou “o nervo no meu ouvido, os nervos faciais e causou paralisia no meu rosto. Percebam que esse olho não está piscando. Não consigo sorrir deste lado do meu rosto. Esta narina não consegue mover.”

A síndrome de Ramsay Hunt é um distúrbio neurológico raro que ocorre quando o vírus varicela-zoster infecta um nervo na cabeça perto do ouvido interno. Depois de ter varicela quando criança ou herpes zoster quando adulto, o vírus pode ficar adormecido no corpo. Ainda não se sabe por que o vírus reativa e produz sintomas de Ramsay Hunt.

Os sintomas podem incluir uma erupção dolorosa dentro do canal auditivo e fora do ouvido, às vezes atacando a língua e o céu da boca, de acordo com a Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai. Devido ao envolvimento do ouvido interno, as pessoas com a condição também podem sofrer vertigem (sensação de tontura ou coisas girando ao seu redor) ou zumbido, um som esquisito no ouvido.

A síndrome de Ramsay Hunt também pode causar perda auditiva no lado do rosto afetado. Como Bieber, também pode causar fraqueza, queda facial ou paralisia no lado do rosto que foi atacado pelo vírus.

Essa fraqueza pode causar dificuldade em fechar um olho, fazer expressões faciais e comer, pois a comida pode cair do lado da boca enfraquecida.

O tratamento consiste em esteroides como a prednisona para reduzir a inflamação e analgésicos. Às vezes, medicamentos antivirais que ajudam na família do herpes, como aciclovir ou valaciclovir, podem ser prescritos.

Bierber garantiu aos fãs que ele “vai melhorar” e que estava fazendo “exercícios faciais para fazer meu rosto voltar ao normal”.

“Vai voltar ao normal — é apenas tempo e não sabemos quanto tempo, mas vai ficar tudo bem”, disse ele no vídeo. “Obviamente, meu corpo está me dizendo que eu tenho que desacelerar. Espero que vocês entendam e eu vou usar esse tempo para descansar e relaxar e voltar a 100%.”

De acordo com o Monte Sinai, a recuperação total não é certa. Alguns se recuperam em alguns meses, no entanto. Quanto mais cedo for identificado, melhor a chance de recuperação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui