Gestão financeira da farmácia: dicas para desenvolvê-la com eficiência

Manoel Conde Neto
Manoel Conde Neto

Uma gestão financeira eficiente é o que garante estabilidade e crescimento de mercado para a farmácia. Do ponto de vista do empresário Manoel Conde Neto, realizar o gerenciamento financeiro dos negócios é assegurar equilíbrio e controle dentro de todas as áreas que o compõem. Para isso, não é necessário ter uma formação em gestão financeira, mas o empreendedor farmacêutico que preze pelo sucesso de seu comércio deve conhecer e aplicar alguns conceitos básicos para facilitar esse acompanhamento.

 

Confira, a seguir, os principais conceitos a serem aplicados para alcançar bons resultados com a gestão financeira de sua farmácia:

  • Faça um planejamento estratégico

Toda gestão financeira deve iniciar pelo planejamento estratégico. Essa ferramenta permite conhecer as metas e objetivos da empresa, a análise da situação atual dela, quais são suas falhas e quais as possíveis melhorias que podem ser implantadas. Para o proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, um planejamento de sucesso é aquele que se baseia nos dados do negócio, isto é, em todos os registros que auxiliem na compreensão das informações.

  • Acompanhe o fluxo de caixa

O acompanhamento do fluxo de caixa é imprescindível ao gerenciamento financeiro. Acompanhar e analisar as entradas e saídas de caixa é o modo ideal de se conhecer o verdadeiro lucro do negócio. Para isso é fundamental assistir as formas de pagamento, datas, despesas fixas ou variáveis e demais registros que impactam na movimentação de capital.  

  • Faça controle de estoque
Manoel Conde Neto
Manoel Conde Neto

O controle de estoque é

um ponto que mantém o equilíbrio da gestão financeira. O empresário Manoel Conde Neto compreende esse processo como um auxílio ao gestor quanto ao entendimento do que há no estoque, quais produtos apresentam maior giro, como realizar promoções estratégicas, etc. Por outro lado, a falta de controle de estoque pode resultar em duas situações que atrapalham a gestão financeira eficiente: 

  • Excesso de produtos estocados: significa que o dinheiro investido está parado e, portanto, há um fluxo de caixa menor e menos capital entrando;
  • Falta de produtos: um estoque baixo resulta em falta de itens que irão prejudicar o atendimento ao cliente quando este vier a sua loja para realizar uma compra.

  • Saiba quais são todos os custos

Conhecer todos os custos da empresa também asseguram os bons resultados da gestão financeira. Ter conhecimento desses dados auxilia no controle de um negócio rentável e estável. Por meio desse indicador, é possível acompanhar possíveis intervenções de valores, o que permite ao gestor agir com antecedência para barrar esse desequilíbrio e diminuir as chances de prejudicar os resultados do negócio. 

  • Automatize a gestão financeira

Por fim, é importante ressaltar que uma gestão eficiente não deve se limitar às planilhas tradicionais que são passíveis de erros. O empresário Manoel Conde Neto considera a importância de aderir aos softwares de gestão como ferramentas precisas e que facilitam no processo de registro de dados e no controle de contas da drogaria. Por meio dele, o gestor poderá controlar todos os demais aspectos da gestão financeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui