Se você é um investidor iniciante ou quer saber mais sobre esse mercado de finanças, o acionista de empresas do setor financeiro, Valdir Agostinho Piran, trouxe algumas informações muito interessantes. Hoje vamos conversar sobre os quatro tipos principais de mercados. Continue acompanhando essa conversa:
O que é, afinal, o mercado financeiro?
No setor da economia precisa existir um ambiente no qual ocorrem as negociações de mercadorias, ações, moedas, títulos, derivativos, commodities e outros bens. Esse ambiente é chamado de mercado financeiro. Cada país possui o seu mercado financeiro de acordo com suas leis e seus segmentos.
Sobre os principais mercados
Mercado de ações
Trata-se de um mercado que vai permitir a compra e venda de participações societárias nas empresas que possuem o capital aberto, explica Valdir Agostinho Piran. É conhecido também como mercado de capitais e acontece a negociação de ações, títulos e derivativos. Ao investir nesse mercado você adquire lotes de ação na bolsa ou produtos de LCI e LCA.
Mercado de obrigações
Nesse mercado acontecem as negociações de recursos para as empresas conseguirem capital de giro. Isso se dá por meio de operações de arrendamento, empréstimo ou financiamento. Aqui os investidores podem comprar títulos de Tesouro Direto e de dívida de empresas. Também pode ser chamado de mercado de dívida.
Mercado de balcão
O mercado de balcão é um mercado secundário no qual os investidores podem realizar negócios no que diz respeito a participações societárias nas empresas que não possuem ações na bolsa de valores, explica Valdir Agostinho Piran. É um tipo de mercado muito utilizado pelos investidores.
Mercado de derivativos
No mercado de derivativos é possível a negociação de compras e vendas que serão realizadas apenas no futuro, conta Valdir Agostinho Piran. O objetivo desse mercado é ganhar dinheiro com a variação dos preços e não exatamente receber o produto final. Estude todas as opções e encontre a que mais se adapta a suas necessidades de investimento.