Conheça a uva Sémillon – entre as melhores da França

Talvez o nome não seja tão comum para quem não é ativo no universo enófilo, porém, segundo Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, a uva Sémillon é considerada uma das melhores uvas brancas francesas, conquistando seu espaço por todo o mundo.

Possuinte de uma baixa acidez, principalmente quando comparado com a Sauvignon Blanc, a uva Sémillon pode variar em suas características de acordo com a região na qual é cultivada. Em climas mais quentes é possível notar sabores de frutas maduras como pêssego e mamão; Já em climas frios, as uvas (que comumente são colhidas antes de amadurecerem), faz com que os vinhos sejam mais ácidos.

Um exemplo disso são os vinhos produzidos em Bordeaux – sendo aqueles com aromas mais cítricos e adocicados; e os  exemplares australianos, possuintes de um sabor amanteigado e potencial para envelhecimento, conta Marco Antonio Carbonari.

Marco Antonio Carbonari revela que a uva Sémillon trata-se de uma espécie de cultivo simples, já tendo sido considerada a mais plantada do mundo por ser consistente na produção e resistente da maioria das doenças, porém, não manteve o título por muito tempo.

Segundo Marco Antonio Carbonari, especialistas dizem que, por mais que a uva seja subestimada, são capazes de produzir vinhos brancos secos e interessantíssimos.   A harmonização do Sémillon, conta Marco Antonio Carbonari, é muito interessante, pois pratos mais apimentados e aromáticos tornam a experiência ainda melhor. O vinho produzido com a casta tem um corpo moderado capaz de combinar também com carnes brancas (peru, frango, carne de porco…) e peixes.

Se você também é apaixonado pelo universo dos vinhos e deseja saber mais sobre o processo de produção ou apenas degustar vinhos deliciosos, Marco Antonio Carbonari convida a todos para uma visita na conceituada vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em SP.

Agende pelo WhatsApp: (12) 9 9747-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui