Qual a direção ideal para instalar um sistema fotovoltaico? Esclareça a questão com o Grupo Solpac

Solpac Digital
Solpac Digital

Investir em energia solar é uma excelente alternativa para os consumidores que escolhem um sistema fotovoltaico para suas propriedades residenciais ou comerciais. No entanto, você sabia que a instalação de um painel fotovoltaico requer uma direção correta? A Solpac Energia Solar, a maior fabricante de placas 465W do Brasil, esclarece essa questão.

 

Desse modo, continue acompanhando este artigo para descobrir qual a posição ideal para a instalação de seu painel fotovoltaico:

 

Existe uma melhor direção para instalar o painel fotovoltaico? 

 

A princípio, é fundamental que o consumidor entenda que o posicionamento adequado de um painel fotovoltaico está atrelado a vários fatores, incluindo, até mesmo, a localização geográfica de seu país. Como a Solpac Digital é uma empresa que atua em todo território brasileiro, seus painéis solares são comumente instalados em direção ao Norte, pois —  no Hemisfério Sul — o Sol nasce no Leste, sobe com inclinamento ao Norte e se põe no Oeste.

 

Dessa forma, pode-se compreender que a propriedade que possui o telhado com face voltada para o Norte, deve instalar o painel nesse espaço, que é o mais apropriado, uma vez que o gerador produzirá mais energia e terá baixo nível de perda. Segundo o Grupo Solar Solpac, a perda em telhadores direcionados ao NE ou NO varia entre 3% e 8%, uma média muito baixa.

 

Ainda assim, é importante esclarecer que não ter uma face do telhado voltada ao Norte não é de todo ruim para o sistema. Além do mais, esse critério não é o único que delimita qual o melhor posicionamento para instalação. Isso porque, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica devem também ter um ângulo igual ao da Latitude para funcionar de modo apropriado. 

 

Painéis solares que são instalados com a direção, por exemplo, para Leste ou Oeste não indicam ineficiência na produção de energia solar, apesar da perda ser de 20% nessas direções. No entanto, para a face Sul, as perdas são mais altas e, por isso, deve ser consumida somente em propriedades localizadas na região Norte do Brasil. Para entender mais sobre o posicionamento das placas solares, acesse os canais da Solpac Digital e acompanhe seus conteúdos:

 

 

Qual a importância de descobrir a melhor direção? 

 

Determinar a direção de um painel solar é indispensável ao bom funcionamento e captação de energia do sistema, além do mais, a posição correta acarreta diretamente em um projeto com menos recursos e tempo para ser finalizado. Nesse sentido, trabalhar com uma empresa como o Grupo Solpac é essencial, pois trata-se de uma empresa de transparência, apta a esclarecer as etapas para seus clientes, indicando as melhores soluções para cada financiamento. Saiba mais em: http://www.gruposolpac.com.br/.

 

Mesmo que seja fundamental compreender a direção do painel solar, é de responsabilidade do instalador especializado saber qual a posição ideal para instalar o sistema de energia solar em seu imóvel. Ele precisa ainda ser qualificado para informar as perdas de energia de sua instalação de acordo com a localização do país e inclinação dos painéis. 

Agora, basta conhecer os painéis solares e sistemas fotovoltaicos disponíveis na Solpac Loja Virtual e contratar esse serviço de excelência para gerar energia limpa e renovável em sua casa, trazendo uma série de benefícios para você e o meio ambiente! Acesse o site http://www.solpaclojavirtual.com.br/loja/ ou entre em contato através do telefone ou Whatsapp (19) 3604-2900.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui