Uso desenfreado de agrotóxicos no Brasil e o impacto negativo desse consumo

Leonardo Walter
Leonardo Walter

Você sabia que, atualmente, o Brasil é o campeão mundial em uso de agrotóxico? Isso mesmo, segundo Leonardo Walter, empresário e fundador da Nature BioTek, o país é destino de defensivos agrícolas que foram proibidos há muitos anos em uma série de países. Essa situação se torna mais alarmante com os dados do final de 2021, mostrando a aprovação de 500 agrotóxicos para uso.

 

Mas, afinal, por que o Brasil utiliza tantos agrotóxicos?

 

O empresário Leonardo Walter acredita que essa problemática está muito enraizada na economia do país. De fato, o Brasil é uma das maiores potências agrícolas do mundo, e as sementes utilizadas atualmente são geneticamente melhoradas para usar o agrotóxico. Essa situação atrelada à alta demanda das quantidades faz com que o uso de defensivos agrícolas aumente exponencialmente.

 

Apesar de criar uma certa eliminação das pragas, essa prática não é totalmente eficaz. Isso porque, cada vez mais, as pragas têm se tornado resistentes aos químicos utilizados, criando uma espiral de maior uso para combate e aumento da produção. Esse círculo vicioso em que o país se encontra gera, na percepção do empresário Leonardo Walter, uma série de impactos negativos. 

 

Atualmente, o país trabalha com defensivos agrícolas que foram proibidos em 1985 na União Europeia, Estados Unidos e Canadá. Além do mais, a prática de aplicação dos inseticidas sintéticos por avião, muito utilizada aqui, é proibida nos demais países, pois é responsável pela contaminação pelo ar de casas, animais, gado, nascentes de rios e córregos. 

 

No parecer do empresário Leonardo Walter, o resultado para o uso desenfreado e prática agressiva ao ambiente poderia ser somente um: destruição do país. Isto é: destruição da biodiversidade, dos ecossistemas e do solo, poluição da água e do ar, contaminação dos humanos pela falta de segurança alimentar e dos próprios animais também.

 

Existe a possibilidade de realizar um uso seguro dos agrotóxicos?

 

A resposta para esse questionamento é não. A verdade é que não existe nenhum equipamento que garanta uso seguro dos agrotóxicos, isso porque são substâncias químicas nocivas que farão mal ao ser humano e ao meio ambiente de qualquer modo. Por isso, o CEO da Nature BioTek alerta que o ideal é recorrer às modificações do sistema agrícola tradicional para usos sustentáveis.

 

Graças a pessoas como Leonardo Walter, a luta por métodos sustentáveis em diferentes áreas foi ganhando força. Foi dessa maneira que a empresa Nature BioTek, com sede em Florianópolis foi criada. O empresário uniu seu conhecimento e experiência na indústria de cosméticos com a desenvoltura de produtos orgânicos e sustentáveis e aplicou no segmento da agropecuária para desenvolver soluções eficientes nos cultivos.

 

E, essa prática sustentável, se dá, dentre outros modos, por meio dos inseticidas naturais. Trata-se de produtos biodegradáveis, não agressivos ao meio ambiente que são mais econômicos e eficazes no controle de pragas. Essa alternativa já utilizada pela agricultura orgânica é a melhor solução para o país e o mundo, uma vez que resulta em cultivos eficientes sem que haja destruição da natureza e da saúde humana. Para o empresário Leonardo Walter, eles são, portanto, a melhor maneira de garantir a segurança nas produções e na alimentação e manter os níveis de produtividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui