Vinhos para iniciantes – Dicas de Marco Antonio Carbonari

Marco Antonio Carbonari é um especialista e produtor de vinhos, proprietário da vinícola Villa Santa Maria localizada no Vale do Baú em SP. Hoje perguntamos a ele sobre como se iniciar no universo dos vinhos. O guia que Marco Antonio Carbonari nos apresenta tem o intuito de apresentar por onde começar, vem ver:

Todo vinho possui uma personalidade e cabe a você desvendá-la. Não é necessário nada mais que paciência e dedicação e, com o tempo, se torna muito mais tranquilo.

  • Comece aprendendo os tipos de vinho: É muito mais fácil na hora de degustar quando você sabe quais são os principais tipos de vinho. Marco Antonio Carbonari diz que a bebida se classifica por: cor, borbulhas, doçura e acidez , sabor e aroma.
  • Conheça as uvas: Para saber classificar o vinho é necessário entender o que o compõem, então aprenda sobre as principais uvas, por exemplo: as brancas mais famosas como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Verdejo e as tintas como Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon (lembrando que há uma variedade enorme de uvas além das mencionadas).
  • Aprenda como os vinhos são elaborados: Marco Antonio Carbonari já contou anteriormente sobre alguns processos de elaboração do vinho e ressalta que se você deseja degustar com um olhar crítico, é necessário entender pelo menos o básico da produção.
  • Deguste: Marco Antonio Carbonari conta que a prática leva a perfeição, logo a melhor forma de aprender é degustando, mas lembre de conferir os passos (já explicados anteriormente por Carbonari), para realizar a degustação de maneira correta.
  • Harmonize: Combine os alimentos com a bebida e extraia o que de melhor ela tem a oferecer.

Marco Antonio Carbonari convida-os a agendar uma visita na vinícola Santa Maria, onde você poderá conhecer e aprender pessoalmente um pouco mais sobre todo esse mundo. Agende pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui