No mundo dos negócios, comprar é tão importante quanto vender, afinal, ambos impactam o capital de uma empresa. No entanto, Márcio Alaor de Araújo comenta que antes de comprar ou contratar qual produto ou serviço é necessário fazer cotações, pois os preços influenciarão, como se sabe, nos lucros da empresa. Por essa razão o empresário explica, neste artigo, o que é a cotação de preços e qual é a sua importância.
O que é cotação de preços?
Pode-se dizer que a cotação de preços é uma pesquisa aprofundada para fazer a compra de um produto ou a contratação de um serviço, de forma que seja visado o melhor custo-benefício. Esse, por sua vez, é um indicador capaz de auxiliar na escolha do produto ou serviço que possua a qualidade esperada pelo melhor preço.
Márcio Alaor de Araújo explica, então, que, por meio da cotação são avaliados aspectos como as condições do produto/serviço, suas características, seus valores, bem como as possibilidades e prazos para pagamento. Além disso, vale ressaltar que essa cotação é feita pela gestão de compras ou setor financeiro de uma empresa.
Importância da cotação de preços
Considerando que a cotação de preços busca fazer compras visando o melhor custo-benefício, pode-se dizer que sua importância está na possibilidade de fazer as melhores escolhas, de modo que as mesmas interfiram diretamente na posição da marca no mercado e na capacidade de oferecer preços atraentes e que façam sentido ao consumidor final.
Desse modo, o empresário Márcio Alaor de Araújo conclui que a cotação de preços é o pontapé inicial para se estabelecer relacionamentos bons, duradouros e proveitosos no mercado, uma vez que sempre é um primeiro passo para um novo contrato. Por isso, antes de fazer compras para sua empresa, faça cotações!