O acesso à saúde é um dos direitos fundamentais de todo ser humano inserido na sociedade. De acordo com o administrador e executivo Hertes Ufei Hassegawa, para que esse direito fundamental seja garantido, é imprescindível a atuação de bons profissionais da área da administração hospitalar. Se você ainda não conhece essa profissão, e qual o papel desse profissional, continue lendo esse artigo!
O que é a administração hospitalar
Muitas pessoas ainda não conhecem esse importante trabalho realizado por determinados profissionais dentro dos hospitais e clínicas de todo o país e do mundo. De acordo com o administrador e conselheiro, Hertes Ufei Hassegawa, a administração hospitalar é uma área de atuação que rege todos os sistemas e funcionamentos de uma instituições de saúde.
Nesse sentido, para que um hospital ou qualquer outro tipo de local que preste serviços na área funcione da melhor maneira para acolher seus colaboradores e pacientes, é preciso de uma pessoa que saiba gerenciar as equipes de atendimento, os procedimentos e, também, saber lidar com toda a parte financeira da instituição e saber onde é preciso investir.
O papel do administrador hospitalar
Com o avanço acelerado das tecnologias, os profissionais da área da saúde podem contar com equipamentos cada vez mais inteligentes para auxiliarem em sua atuação junto aos pacientes. No entanto, para que os médicos, enfermeiros e outros profissionais tenham acesso a esses mecanismos, é preciso que um profissional realize uma boa administração dos investimentos para a empresa.
Da mesma maneira, o executivo Hertes Ufei Hassegawa acredita que além de atuar na gestão do setor financeiro geral dos hospitais e clínicas, o profissional que optar por trabalhar como um administrador hospitalar, deve desempenhar funções de gestão de equipe multidisciplinar, aumento da eficiência no trabalho oferecido, questões operacionais do ambiente de trabalho e busca por gerar mais lucro.
Caminhos para a redução de custos
Como pode ser percebido, a busca por desenvolver os mais diversos setores dentro dos hospitais e clínicas em função de uma maior geração de lucro é um papel muito importante que deve ser assumido por um administrador hospitalar. Segundo Hertes Ufei Hassegawa, além de buscar gerar mais lucro, é papel desses profissionais encontrar formas de reduzir os custos sem afetar os processos de trabalho.
De acordo com Hertes Ufei Hassegawa, entre as principais maneiras dos custos de um hospital ou clínica ser reduzido está no investimento em tecnologias e automatização de processos, a terceirização de determinados serviços e remodelar e reorganizar os ambientes e setores hospitalares, a fim de garantir um melhor aproveitamento dos profissionais no ambiente de trabalho.