Se você está em busca de uma rotina mais saudável que envolva uma boa prática de exercícios aliada a uma boa alimentação, a Nutricionista Allana Ferreira do Valle, de Cascavel/PR, afirma que é possível conciliar muito bem os dois hábitos, de forma a alavancar os resultados desejados, tanto de um corpo quanto de uma mente saudáveis e livres de problemas.
Existem diversos treinos que ajudam a manter o corpo em equilíbrio e cada vez mais forte e resistente. No entanto, desenvolver uma boa alimentação não só contribui para a saúde, como impulsiona os resultados do treino, explica a Nutricionista Allana Ferreira. Se você quer saber quais dicas são essas, não deixe de acompanhar o artigo.
Um bom treino pede uma boa alimentação
Os alimentos não são apenas fontes de energia. Juntos de uma boa rotina de hidratação, eles são os principais auxiliares do organismo para que este funcione bem e possua todas as substâncias necessárias para o fortalecimento e combate a doenças e infecções, explica a Nutri Allana Ferreira.
Dessa forma, os alimentos consumidos antes e depois do treino são essenciais para potencializar os resultados dos exercícios. Além disso, eles garantem ao organismo a recepção de nutrientes necessários para a recuperação e para o fortalecimento dentro da rotina de atividades.
Quais os alimentos que ajudam no treino
A Nutricionista Allana Ferreira, de Cascavel/PR, afirma que antes do treino é muito importante o consumo de carboidratos complexos, pois eles fornecem energia ao corpo. São eles:
- Pães integrais
- Arroz integral
- Batata doce
- Frutas
Além disso, o consumo de proteínas magras, como peito de frango, atum e ovos é altamente recomendado para ajudar a construir e reparar os músculos. As gorduras também não devem ficar de fora, afirma a Nutri Allana Ferreira. Alimentos que contenham gorduras saudáveis, tais como abacate e nozes, também são de grande utilidade quando consumidos antes da prática de exercícios físicos, pois fornecem energia de forma sustentável durante os treinos.
Alimentos que podem ser consumidos depois das atividades físicas
Já para depois do treino, o cuidado com a alimentação é essencial. É muito importante consumir proteínas e carboidratos de rápida absorção para ajudar a repor os nutrientes perdidos durante os exercícios físicos. Opções como shake de proteína feitos com leite ou água, junto de frutas como banana são uma ótima pedida. Ovos cozidos, iogurte com frutas e sanduíches de peito de peru com pão integral também podem compor aquela dieta do pós treino, segundo a Nutricionista Allana Ferreira.
O consumo de água deve ser sempre constante, antes, durante e depois dos treinos. A Nutricionista Allana Ferreira também pontua a necessidade do descanso, de forma que o corpo se recupere de forma saudável e se prepare para a próxima. Seguindo essas e outras dicas, você com certeza garantirá um corpo saudável com resultados visíveis, além de uma boa qualidade de vida.