Você já ouviu falar sobre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social? O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que os bancos de desenvolvimentos foram fundados na década de 1940 num momento pós-guerras, trazendo para os países e regiões um maior desenvolvimento socioeconômico de modo a conter a instabilidade proporcionada pela crise. Por isso, se possui curiosidade em entender melhor como funcionam os projetos de viabilidade econômica para esses bancos, leia o artigo até o final.
BNDES
Sendo um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social segue sendo uma ferramenta muito importante para diversos segmentos da economia brasileira. Como menciona o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, essa instituição é usada pelo Governo Federal para realizar financiamentos a longo prazo e investimentos.
Como dito anteriormente, essa instituição financeira tem como finalidade reduzir as desigualdades sociais e regionais, por isso é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros cita que, dentre as principais atividades proporcionadas por essa instituição, estão: apoio financeiro a empreendimentos, auxílio ao governo na formulação de políticas públicas, estrutura de projetos e contribuição para a produção de conhecimento.
Além da contribuição no quesito de desigualdade, o BNDES possui fundamental importância em outros setores da economia, como na geração de empregos e no desenvolvimento de uma economia sustentável para o país. Além disso, as parcerias são de extrema importância para o sucesso dos projetos de viabilidade econômica, por isso há o apoio financeiros de clientes, como empreendedores públicos, privados, individuais e com agentes credenciados de recursos.
Projeto Econômico-Financeiro
A ideia do BNDES é auxiliar na realização de planos de modernização, assim como na expansão e concretização de novos negócios financeiros. Assim, como explica o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, essa contribuição é feita mediante produtos, programas e fundos, variando conforme a modalidade e as características das operações. Todavia, são necessárias diversas etapas para que o projeto se enquadre nas normas e que o banco o aceite ao analisar, predispondo os recursos necessários.
É importante que os parceiros financeiros, tenham conhecimento acerca da Carta-Consulta ao BNDES, com o intuito de formar um projeto que busque subsidiar o trabalho de análise que será feito pelo BNDES. Dessa forma, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que as informações devem ser realistas e consistentes, para que tenham alto aspecto de criticidade, a fim de que os recursos necessários sejam obtidos com regulamentação e eficácia.
Agora que entendeu melhor o que é o BNDES e como funcionam os projetos de viabilidade econômica entregue a ele, conheça, por fim, as etapas para que o contrato seja finalizado. De imediato, é feita a análise do projeto, são analisados os financiamentos disponíveis, em seguida os documentos são elaborados, em que é feita a negociação de taxas e prazos. Posteriormente, é realizada a revisão dos termos do contrato, as informações são revisadas e o processo é finalizado.