Você já ouviu falar nessa categoria do automobilismo? Como entende o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, a Rali Dakar trata-se da prova mais longa de rali do mundo, realizada na América do Sul entre os anos de 2009 e 2019. De início, as competições eram feitas em Paris, na França, seguindo até Dakar, em Senegal, mas os locais foram modificados por medidas de segurança. Sabendo da relevância dessa categoria para o esporte, fizemos esse artigo para você saber mais sobre ela e tem funcionado.
Como surgiu a Rali Dakar?
Inicialmente, a categoria era chamada de Rali Paris-Dakar por conta do local onde ocorriam as corridas. Em seguida, as corridas foram levadas para a América do Sul, todavia, na temporada de 2020, as competições foram feitas na Arábia Saudita. Vale pontuar que essa categoria do automobilismo é aberta tanto para competidores profissionais quanto para amadores.
Caso você não saiba, o rali é um evento de resistência off-road, sendo que o Rali Dakar possui um terreno com trajeto um pouco mais difícil do que os usados nos ralis convencionais. Como entende Joni Ricardo Fernandes Duarte, sua primeira edição ocorreu no ano de 1979 na França, na qual os pilotos faziam um percurso até Dakar, local este onde a prova era interrompida para que fosse possível realizar a travessia do mar Mediterrâneo.
É importante destacar que o Rali Dakar teve sua competição cancelada em 2008 por conta do receio de ataques terroristas. Com isso, as provas nas localidades mencionadas foram interrompidas, devido razões políticas, assim como de segurança e patrocínio. Como exemplo, podemos citar o impasse na Argélia, que devido aos conflitos armados, não poderia ceder passagem pelos seus territórios.
E como funciona essa categoria?
Dentre as seções especiais competitivas, podemos destacar: off-road, lama, cruzamento de dunas, grama de camelo e rocha, dentre outras. Como explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, as distâncias de cada estágio percorrido acabam sofrendo variações curtas, de 800 a 900 quilômetro por dia. A ideia é percorrer o ponto A ao ponto B no menor tempo possível.
Podemos ressaltar, assim, que a Rali Dakar trata-se de uma competição que inclui velocidade, resistência e navegação. Sob esse viés, é interessante sabermos que as estradas (quando existem) são difíceis de percorrer, por conta dos obstáculos, assim como a navegação é traiçoeira para o piloto. Além disso, o tempo para classificação só será contato no Trecho Cronometrado, nomeado como “especial”.
Desse modo, o Joni Ricardo Fernandes Duarte ressalta que existem tempos mínimos a serem cumpridos dentro desta categoria do automobilismo, principalmente nos chamados deslocamentos. Nesse caso, se forem desrespeitados as penalidades são duras para os competidores. Entretanto, vemos que o Rali Dakar se mostra como uma categoria emocionante e atrativa para o público-alvo, se tornando popular no mundo todo.