O Instagram desenvolveu uma nova funcionalidade chamada Conta de Adolescente, com o objetivo de oferecer uma experiência mais segura para jovens usuários e maior controle para seus pais. A novidade visa criar um ambiente mais protegido e monitorado para menores de idade na plataforma.
A Conta de Adolescente inclui várias medidas de segurança, como a necessidade de aprovação para novos seguidores e a restrição de mensagens apenas para pessoas que já são seguidas ou com quem o adolescente já está conectado. Também há um limite nas interações, permitindo que os jovens sejam marcados ou referenciados apenas por seguidores.
Outra inovação é o filtro de comentários e comunicações de mensagens diretas (DMs), que se torna mais especificamente para proteger os adolescentes contra o bullying. O conteúdo sensível, como vídeos e fotos delicadas, será restrito nas categorias Explorar e Reels para evitar exposição indesejada.
Além disso, a nova funcionalidade inclui limites de tempo de uso. Os adolescentes recebem uma notificação para encerrar o uso do aplicativo após uma hora diária e as notificações serão silenciadas, com respostas automáticas nas DMs entre 22h e 7h.
Os pais também ganharão mais controle com a nova atualização. Eles poderão monitorar com quem seus filhos estão conversando, definir limites diários de uso e verificar os detalhes do conteúdo que os adolescentes estão visualizando. Essas configurações visam oferecer maior segurança e proteção aos jovens.
Essa atualização surge em um momento em que uma pesquisa do Datafolha revela que 58% dos brasileiros acreditam que crianças menores de 14 anos não deveriam ter celulares ou tablets próprios, e 76% acham o mesmo em relação ao uso de aplicativos como Instagram, TikTok e YouTube.
A Conta de Adolescente é uma resposta às preocupações crescentes dos pais sobre a segurança dos filhos nas redes sociais. A Meta espera que uma nova ferramenta ajude a criar um ambiente mais seguro e responsável para os jovens usuários.
Com essa inovação, o Instagram busca não apenas proteger os jovens, mas também reduz a ansiedade dos pais quanto ao uso das redes sociais pelos filhos. A Meta acredita que essas mudanças terão um impacto positivo, garantindo que a experiência online dos adolescentes seja mais segura e controlada.